Abertura
T: E minha boca anunciará vosso louvor.
D: Vinde, ó Deus em meu auxílio.
T: Socorrei-me sem demora.
D: Vós Maria, sois a mais abençoada entre as mulheres.
T: Alegrai-vos Virgem Maria: vencestes todo mal pela vossa obediência à palavra de Deus.
D: Da raiz de Jessé brotou o ramo, do ramo brotou a flor.
T: E da flor nasceu Maria, de Maria o Salvador.
D: Quem é esta que avança como o sol, tão formosa quanto Jerusalém?
T: As filhas de Sião viram-na florescer entre as rosas e chamaram-na feliz!
D: Sou morena, mas formosa, ó filhas de Jerusalém.
T: O rei me amou e me introduziu em sua tenda.
Oferecimento
Ó nossa Senhora de Guadalupe, eu vos ofereço esta novena por intenção dos doentes dos aflitos e atribulados, pelos sacerdotes e missionários, pelas vocações sacerdotais e religiosas e por minhas intenções particulares. Dignai-vos atender-me bondosamente. Amém
1º dia: A oração na vida de Maria.
D: Vivenciamos o Ano da Fé em nossa igreja. Enviados por Maria modelo ideal de missionária na vida e principalmente na oração e fiel discípula do Pai que, nos chamou desde o ventre materno a semear e dar testemunho de fé partilha e coragem construindo um mundo mais justo e mais irmão.
T: Mãe de Guadalupe, mãe do filho de Deus, assim como envangelizaste seu filho Jesus e ensinaste o temor do Senhor e o cuidado com as coisas do Pai, fazei que os pais e as mães de nosso tempo, sigam seu exemplo de amor. Ave Maria... Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
2º dia: Maria nos envia em missão na infância e na adolescência
D: Relembramos quando Jesus aos doze anos vai ao templo e partilha com os doutores da lei sobre as coisas do Pai. Nosso clamor neste dia é, para que nossas crianças cresçam em idade, graça e sabedoria diante de Deus e dos homens, pois Jesus disse: “deixai vir a mim as criancinhas, pois delas é o reino do céu.
T: Mãe de Guadalupe, mãe do filho de Deus, assim como envangelizaste seu filho Jesus e ensinaste o temor do Senhor e o cuidado com as coisas do Pai, fazei que os pais e as mães de nosso tempo, sigam seu exemplo d amor. Ave Maria... Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
3° dia: O sim de Maria, inspiração para os vocacionados.
D: Jesus disse: “Vem e segue-me” e como Maria, disseram sim os sacerdotes, religiosos e religiosas e foram ungidos para a grande missão. Deixaram tudo e foram enviados às ovelhas perdidas da casa do Pai, como cordeiros em meio aos lobos. Por isso pedimos:
T: Mãe de Guadalupe, vocacionada do amor, protegei, guiai e abençoai estes teus filhos prediletos, para que com o amor do Cristo sejam incansáveis missionários. Amém. Ave Maria... Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
4º dia: Maria, exemplo de mãe na família
D: Desprotegidos em muitas situações, por causa da modernidade, agitação e correria, casais e filhos não têm mais tempo, diálogo, oração, não dividem mais a mesa, os anseios, as angústias do dia a dia e vivem cada um para um lado e assim expõe a família aos perigos, longe do projeto de Deus. Por isso pedimos.
T: Mãe de Guadalupe, assim como edificaste a Sagrada Família, intercedei por nossas famílias e
conduzi-as em todas as situações, em especial naqueles momentos que fogem do controle dos pais. Roga por nós mãezinha e por nossos familiares. Amém. Ave Maria... Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
5º dia: Maria Mãe dos Povos.
D: Em todos os lugares do mundo, cidades países, continentes, onde haja um só filho de Deus, Maria está sempre à frente, mesmo que não a amem e aceitem, ela se faz presente e vai abrindo as estradas e os caminhos, porta e portões, casas e corações. A mãe indo na frente, os filhos estão sempre protegidos e seguem seus passos. Ela é a seta que aponta o caminho para Deus.
T: Mãe de Guadalupe tu és nossa Mãe e também a porta pela qual chegaremos a Deus, abre o coração dos teus filhos, para que sintam o grande amor do Pai. Amém. Ave Maria... Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
6ª dia: Maria vida nova em Cristo
D: Do alto da cruz, do sinal concreto do amor, no limite extremo da dor, disse Jesus : “Mulher, eis aí o Teu filho, Filho eis aí a tua Mãe...” A partir destas palavras, o discípulo leva Maria, a mãe de Jesus para casa. Aí termina a missão de Mãe com o filho de Deus e inicia-se uma nova missão, ser a mãe de toda humanidade.
T: Mãe de Guadalupe, ensinai-nos a vossa doçura e força. Vossa humildade e sabedoria, vosso amor e obediência, ouvi nossas súplicas confiantes e ensinai-nos o caminho da santidade. Amém. Ave Maria... Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
7° dia: Maria a Jovem Mãe
D: A realidade hoje, não é diferente da juventude
de Maria. Naquele tempo, havia opções diferentes e contrárias ao projeto de Deus, mas uma jovem
Mãe escolheu o amor. Hoje, a modernidade escraviza nossos jovens no álcool, fumo, sexo, na droga e no modismo. O egoísmo toma conta de tantos jovens que escolhem com a liberdade e se esquecem de quem os criou. Falta o temor, por eles então pedimos.
T: Mãe de Guadalupe, consagramos a ti nossos jovens. Inunda-os com teu amor servidor, com tua sábia humildade, com o louvor e a gratidão e com o desejo de servir. Amém. Ave Maria... Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
8º dia: Maria a glória e alegria dos pobres.
D: “Minha alma glorifica o Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus meu salvador, porque olhou para sua pobre serva...” Aquela que foi agraciada por Deus em sua pobreza e simplicidade, também tem pena do povo pobre e sofrido, que clama por paz, justiça e pelo pão de cada dia. Ela acolhe a súplica desses filhos e nunca os desampara, pois nunca se ouviu dizer que alguém que tenha buscado seu auxílio e implorado pelo seu socorro tivesse sido por ela desamparado.
T: Mãe de Guadalupe, a ti clamamos pelos nossos irmãos desvalidos, derramai vossa bênção e depositai no coração deles a coragem e força que sempre te sustentou nos momentos difíceis.
9ºdia: Não estou eu aqui que sou tua Mãe?
D: Nas bodas de Caná, ninguém pediu a Maria que fizesse alguma coisa pelos noivos quando faltara o vinho, foi Ela quem se antecipou ao ver a necessidade dos noivos e intercedeu a Jesus. Nossa mãe, conhece bem nossas necessidades e nos dá a certeza de que quando Jesus no-la deu aos pés da cruz, não fez somente um gesto, ainda tendes dúvida?
Porque vos preocupais, não estou eu aqui que sou tua mãe?
T: Mãe de Guadalupe, confirme nossa fé, para que nunca possamos duvidar dessa verdade e enche-nos de amor para anunciarmos teu nome a todos quantos não te conhecem.
Encerramento
D: Ave Maria...
T: Santa Maria...
D: Eu fiz nascer no céu a luz que não se apaga.
T: E cobri como névoa a terra toda.
D: Vosso nome, ó Maria, é como um bálsamo.
T: Muito vos amam os vossos fiéis servos.
D: Ave Maria...
T: Santa Maria...
D: Eu moro no mais alto dos céus.
T: E o meu trono está sobre a coluna de nuvem.
D: Na vossa Conceição, ó virgem, fostes imaculada.
T: Roga por nós ao eterno Pai, cujo filho destes ao mundo.
D: Ave Maria...
T: Santa Maria...
Oração a Nossa Senhora de Guadalupe
Perfeita, sempre virgem Santa Maria, mãe do verdadeiro Deus por quem se vive. Tu que na verdade és nossa mãe compassiva, te buscamos e te clamamos. Escuta com piedade nosso pranto, nossas tristezas. Cura nossas penas, nossas misérias e dores. Tu que és nossa doce e amorosa mãe. Acolhe-nos no aconchego no de teu manto, no carinho de teus braços. Que nada nos aflija, nem perturbe o nosso coração. Mostra-nos e manifesta-nos ao teu amado filho, para que nele e com Ele, encontremos nossa Salvação e salvação do mundo. Santíssima Maria, virgem de Guadalupe, faz-nos mensageiros teus. Mensageiros da palavra e da vontade de Deus. Amém.
0 comentários:
Postar um comentário