quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Batismo

 O batismo (AO 1945: baptismo) é um rito de passagem, feito normalmente com água sobre o iniciado através da imersão, efusão ou aspersão. Este rito de iniciação está presente em vários grupos, religiosos ou não, onde destacam-se os cristãos. Na Igreja Católica, o batismo é o sacramento através do qual o Sacrifício Pascal de Jesus Cristo se aplica às almas, tornando-as membros da Igreja e abrindo o caminho da salvação eterna.
Significados
O termo é a transliteração do grego "βαπτισμω" (baptismō) para o latim (baptismus), conforme se vê na Vulgata em Colossenses 2:12. Este substantivo também se apresenta como "βαπτισμα" (baptisma) e "βαπτισμός" (baptismós), sendo derivado do verbo "βαπτίζω" (baptizō), o qual pode ser traduzido por "batizar", "imergir", "banhar", "lavar", "derramar", "cobrir" ou "tingir", conforme utilizado no Novo Testamento e na Septuaginta.
As abluções do Antigo Testamento (Hebreus 6:2 e 9:10) foram traduzidas por "batismos" no grego koiné, que é o usado no Novo Testamento. Através da discussão entre os discípulos de João e os discípulos de Jesus (João 3:25 e 26) vemos que as purificações "καθαρισμός" (katharismós) são usadas como sinônimos de baptismo.
Esta é a mesma palavra usada em Lucas 2:22, quando Maria vai apresentar Jesus. Referindo-se ou período de purificação próprio das mulheres que tinham filho, como está na lei mosaica.
Em Marcos 7:4, onde o termo não representa o baptismo cristão, o verbo é traduzido em diferentes versões da Bíblia por lavar, limpar, aspergir ou, literalmente, batizar.
Os textos em Marcos 10:38 e Lucas 24:49 enfatizam o baptismo como rito de passagem.
A transliteração, portanto, se justifica diante do universo semântico apresentado.
Sacramento
Segundo algumas denominações cristãs, entre as quais a Católica e a Reformada, o baptismo é visto como um sacramento e o fundamento da comunhão entre todos os cristãos. Como tal vai proporcionar ao baptizando a bênção e a graça de Deus. Segundo a doutrina da Igreja Católica, o baptismo não só é um sacramento de inclusão na Igreja, no Corpo Místico de Cristo, como também é necessário para a salvação.
Na Igreja Católica, o baptismo é dado às crianças (baptismo infantil) e a convertidos adultos que não tenham sido antes baptizados validamente (o baptismo da maior parte das igrejas cristãs é considerado válido pela Igreja Católica visto que se considera que o efeito chega directamente de Deus independentemente da pessoal, embora não da intenção, do sacerdote).
"O rito essencial deste sacramento consiste em imergir na água o candidato ou em derramar a água sobre a sua cabeça, enquanto é invocado o Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" [1]. O Baptismo significa imergir "na morte de Cristo e ressurgir com Ele como «nova criatura»" [2].
O baptismo perdoa o pecado original e todos os pecados pessoais e as penas devidas ao pecado. Possibilita aos baptizados a participação na vida trinitária de Deus mediante a graça santificante e a incorporação em Cristo e na Igreja. Confere também as virtudes teologais e os dons do Espírito Santo. Uma vez baptizado, o cristão é para sempre um filho de Deus e um membro inalienável da Igreja e também pertence para sempre a Cristo [3].
A Igreja Católica insiste no baptismo às crianças porque "tendo nascido com o pecado original, elas têm necessidade de ser libertadas do poder do Maligno e de ser transferidas para o reino da liberdade dos filhos de Deus" [4], isto faz com que as pessoas não têm o direito de durante seu crescimento pecar novamente já que Jesus Cristo não voltará a terra para novamente morrer na cruz e dar-lhes o direito de ser perdoados. Vemos que dessa forma a igreja contradiz à Bíblia no qual diz " Um só SENHOR,uma só fé , um só batismo"(Efésios 4:5) .
Embora o baptismo seja fundamental para a salvação, os catecúmenos, todos aqueles que morrem por causa da (baptismo de sangue), [...] todos os que sob o impulso da graça, sem conhecer Cristo e a Igreja, procuram sinceramente a Deus e se esforçam por cumprir a sua vontade (Baptismo de desejo), conseguem obter a salvação sem serem baptizados porque, segundo a doutrina da Igreja Católica, Cristo morreu para a salvação de todos. Quanto às crianças mortas sem serem baptizadas, a Igreja na sua liturgia confia-as à misericórdia de Deus, que é ilimitada e infinita [5].
Ordenança
Segundo algumas denominações, o baptismo é entendido como ordenança, isto é, ele é uma ordem. Porém deve se ter o cuidado de que não é o rito em si o que salva, nem a quantidade de água.
O batismo deve externar a aliança com Cristo, representando uma realidade interior (I Pedro 3:21). No caso de batismo de bebês, de nada adianta batizar se não houver ensino. Jesus ordenou que seus discípulos batizassem e ensinassem a guardar os seus mandamentos (Mateus 28:19-20).
Simbolismo
A água deve simbolizar a pureza e lavar.
Se por imersão, ainda assim deve haver o derramamento sobre o batizado, simbolizando o derramar e lavar do Espírito Santo e o ser revestido de Cristo, muda-se vida - morte para o mundo, vida em Jesus.
A borrifação se reporta ao Antigo Testamento, nos ritos de purificação, a qual era tipo da purificação pelo sangue de Jesus Cristo. Assim como acontece com o derramar da água, a maior dificuldade é de cunho cultural, visto que para um hebreu esta forma de purificação já era entendida.
Modos
São dois os principais modos de baptismo cristão:
  • Aspersão ou Efusão - baptismo onde a água é borrifada ou derramada sobre o que é batizado.
  • Imersão - baptismo em que o que é batizado deve ser mergulhado na água.
Elementos

Um moderno batizado na Igreja do Sagrado Coração Monza, Itália
Existem diferentes elementos usados no Baptismo.
No Antigo Testamento
  • Baptismo com Água - Assim foram purificados os [Levitas], através da aspersão de água. Em alguns momentos a água era misturada com algo do sacrifício, tal como cinza ou sangue. Em alguns casos eram lavados com água tanto de pessoas como de utensílios.
  • Baptismo com Sangue - Era a aspersão ou derramamento do sangue do sacrifício conforme instruídos na Lei de Moisés.
  • Baptismo com Óleo - Era usado na consagração do sacerdote, também chamado de unção sacerdotal. Havia a unção do rei.
  • Baptismo com o Espírito Santo - É mencionado como promessa nos profetas. No livro de Ezequiel, capítulo 36, versos 25 a 27, encontramos a profecia do novo nascimento e dos baptismos cristãos com água e com o Espírito Santo. O texto em Ezequiel é similar ao de Isaías 44.
No Novo Testamento encontramos
  • Baptismo com Água - Neste caso há a preferência por água pura, não se misturando com sangue ou cinza. Jesus Cristo é o cordeiro do sacrifício pela expiação dos pecados. O Novo Testamento afirma que Noé e os seus foram batizados na Arca usada no dilúvio.
  • Baptismo com Sangue - Jesus (Evangelho Segundo Marcos 10:38-39), diante do pedido de Tiago e João, seus discípulos, filhos de Zebedeu, se reportou a sua morte futura como um baptismo, tendo Ele derramado o seu sangue e Mediado uma Nova Aliança entre Deus e os homens, sendo Ele mesmo o sacrifício pelo pecado. Isto é reforçado na instituição da Ceia do Senhor. Seus discípulos que haviam afirmado desejarem ser batizados com o mesmo baptismo, morrera dando suas vidas por amor a Jesus. Pode ser usado quando uma pessoa é morta por defender a Fé Cristã.
  • Baptismo com o Espírito Santo - Cumpre a promessa e unifica os conceitos associados ao baptismo com óleo. Pedro em sua primeira carta afirma que o povo de Deus é sacerdócio real, povo de propriedade exclusiva de Deus. O óleo é usado também no Novo Testamento como medicamento e sinal da presença de Deus.
  • Baptismo com Fogo - Jesus afirmou que batizaria com o Espírito Santo e com Fogo. O fogo, tal como no caso da cinza no Antigo Testamento, está associado à purificação, mas neste caso, conforme os textos dos Evangelhos de Mateus e Lucas, significa a destruição, onde a palha será queimada em fogo inextinguível.
Fora da Bíblia
  • Fé Católica Romana - Como a Fé Romana professa ser indispensável o baptismo para a salvação, foram criados recursos através da instituição de dogmas, tal como baptismo de desejo, onde alguém que tivesse morrido desejoso de ser batizado com água o seria de alguma forma nos céus. De certa forma, neste caso, o rito visível acaba não sendo tão indispensável e o catolicismo parece se aproximar das igrejas protestantes.
  • Outras religiões - Como rito de passagem de admissão.
Paralelos
Na Bíblia o baptismo recebe paralelos com:
Neste último texto, I Coríntios 10:1-4, temos os dois sacramentos: Baptismo e Santa Ceia.
Idade
  • Baptismo Cristão Adulto - Baptismo de arrependimento e remissão de pecados, o qual deve ser ministrado naquele que reconheça a sua natureza pecaminosa, que busca depender de Deus e que reconheça o senhorio de Jesus Cristo sobre sua nova vida. Esta deve ser uma ação voluntária do pecador arrependido, o qual se dispõe a perder a sua vida e depender de Jesus. Nenhum valor tem o símbolo se isto não parte de um novo coração. Sua liberdade deve ser limitada pelo amor. A independência dá lugar à dependência.
  • Baptismo Cristão Infantil - realizado em crianças, sob a autoridade de seus pais ou tutores de sua educação religiosa e formação do caráter. Não se trata de baptismo de arrependimento, mas de baptismo de consagração. Tanto na apresentação como no baptismo infantil, o propósito é reconhecer as crianças como participantes do Reino de Deus e de suas promessas, devendo estas ser ensinadas a guardar todas as coisas que Jesus ordenara. Nenhum dos dois tem valor se tutores, ao invés de serem guias e modelos de vida, forem obstáculos para que os pequeninos cheguem verdadeiramente a Jesus. Igualmente não isenta os filhos de professarem sua fé diante de Deus e das demais pessoas em seu dia-a-dia.

Aplicação no Novo Testamento
Jesus ordenou aos Apóstolos e a todos quantos fossem por Ele enviados. Filipe, por exemplo, não era apóstolo e batizou várias pessoas, enquanto que o Apóstolo Paulo, afirmou que Cristo não o enviou para batizar, mas para pregar o evangelho (I Coríntios 1). O baptismo deve ser feito em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, e o batizado deve ser ensinando em todas as coisas que Jesus ordenara (Fórmula Baptismal).
Os apóstolos baptizavam em nome de Jesus Cristo. Veremos isso em Atos 2:38, Atos 8:12 e 16, Atos 10:48, Atos 19:3 a 7, Atos 22:16, Romanos 6:3, Colossenses 3:17. Por isso há quem diga que eles contrariaram a ordem de Jesus dada em Mateus 28:19.
Pelo baptismo de arrependimento e remissão de pecados está morto o velho homem espiritual, sepultado com Cristo, a fim de que, como Cristo, o novo homem, venha a ressuscitar (Colossenses 2:12).
No baptismo cristão, o que fora baptizado não assume uma aliança com Cristo, esta aliança é feita na aspersão de sangue 1 Pe 1:2 na conversão, na conversão se da o ato de filiação junto a Deus Jo 1:12, tornando-se o baptizado parte integrante da Igreja.
O profeta João Baptista aplicava o baptismo com "água" aos que professavam o arrependimento e buscavam a remissão dos seus pecados. Conforme sua profecia, Cristo viria para baptizar com o "vento", isto é, com o Espírito Santo (em grego πνευματι αγιω) e com "fogo". Este último, conforme João 3:16 e 17, se traduzirá na purificação final, onde as obras do homem passarão pela prova do fogo (Mateus 7:19; 13:30,40; I Coríntios 13:12-15; II Pedro 3:5-13; quase todo o Livro de Apocalipse). É interessante a presença destes elementos nestes versos da Bíblia: água, vento e fogo.
Jesus o baptiza com o Espírito Santo para a edificação da Igreja e para o seu desenvolvimento, dia-a-dia, alimentado pelo Cordeiro e Pão da Vida, purificado pelo sangue de Cristo.
Os católicos romanos entendem que foi no dia de Pentecostes que o apóstolo Pedro recebeu as chaves do reino dos céus mencionadas em Mateus 16:19 e essa chave foi usada no dia de Pentecostes, quando Pedro abriu através do baptismo em nome de Jesus Cristo, e as pessoas receberam o dom do Espírito Santo após o ato batismal que é a salvação da alma Efésios 4:30. Os protestantes defendem, contudo, que quem tem as chaves da morte e do inferno é Jesus (Apocalipse 1:18); sendo também a Porta. Pedro foi o porta-voz anunciando as chaves do reino no Pentecostes.
Resumo comparativo
Resumo Comparativo de batismos de denominações cristãs. (Esta seção não dar uma listagem completa das denominações, e, portanto, ele menciona apenas uma fração das igrejas praticando o "batismo do crente".)

Denominação
Crenças sobre o batismo
Tipo de Batismo
Batiza crianças?
O Batismo Regenera / dá a vida espiritual
Padrão
"Batismo não é apenas um sinal de profissão e marca de diferença, segundo o qual os homens cristãos são discernidas de outro que não pode ser baptizado, mas é também um sinal de Regeneração ou Novo Nascimento-, segundo a qual, assim como por um instrumento, que recebem Batismo justamente são enxertados na Igreja; as promessas do perdão dos pecados e da nossa adoção de ser filhos de Deus pelo Espírito Santo, são visivelmente assinado e selado; Fé é confirmada, e a graça aumentada por virtude da oração a Deus ".
Por submersão, imersão, afusão ou aspersão.
Sim (na maioria das sub-denominações)
Sim (na maioria das sub-denominações)
Trindade
A ordenança divina, um ritual simbólico, uma forma de declarar publicamente a sua fé, e um sinal de já ter sido salvo, mas não é necessário para a salvação..
Só por submersão.
Não
Não
Trindade
O batismo é essencial para a salvação de um crente. Ele só é eficaz se alguém acredita que a verdadeira mensagem do Evangelho, antes de serem batizados. O batismo é um símbolo externo de uma mudança interna no crente: ele representa uma morte a um caminho, velho pecador de vida, eo início de uma nova vida como cristão, como resumiu o arrependimento do crente - é, portanto, leva a perdão de Deus, que perdoa as pessoas que se arrependem. Embora alguém é batizado só uma vez, um crente deve viver de acordo com os princípios de seu batismo (isto é, a morte para o pecado, e uma nova vida a seguir Jesus) toda a sua vida.
Só por submersão
Não
Sim
O Pai, do Filho e do Espírito Santo (embora Cristadelfianos não acreditam na trindade de Niceia)
O batismo é um sinal externo e público da graça de Deus se manifesta no indivíduo. Na submersão, uma simbolicamente experiências morrer com Cristo, e em seguida levanta-se com Ele.
Geralmente por submersão
Não
Não
Trindade
Igrejas de Cristo, historicamente, tinha a posição mais conservadora sobre o batismo entre os diversos ramos do Movimento de Restauração, a compreensão do batismo por imersão para ser uma parte necessária da conversão.
Só por imersão
Não
Devido à crença de que o batismo é uma parte necessária da salvação, alguns batistas afirmam que as Igrejas de Cristo endossar a doutrina da regeneração batismal. No entanto, os membros das Igrejas de Cristo, rejeitar este, alegando que, desde a fé e o arrependimento são necessárias, e que a purificação dos pecados pelo sangue de Cristo através da graça de Deus, o batismo não é um ritual intrinsecamente redentora. O batismo é entendido como uma expressão confessional de fé e arrependimento, ao invés de um "trabalho" que ganha a salvação.
Trindade
Uma ordenança essencial para entrar no Reino Celestial do Céu e da preparação para receber o dom do Espírito Santo pela imposição das mãos.
Por imersão realizado por uma pessoa que tenha autoridade apropriada do sacerdócio.
Não (pelo menos 8 anos de idade)
Sim
Pai e do Filho e do Espírito Santo (A igreja mórmon não acredita na trindade de Niceia, mas sim na Divindade)
O homem velho morre o "Novo Homem" nasce livre da mancha do pecado ancestral. Um novo nome é dado. Todos os compromissos anteriores e os pecados são anulados.
3 vezes por submersão ou imersão (outras formas somente em situações de emergência, devem ser corrigidos pelo padre se possível).
Sim. Crisma (ou seja,) Confirmação e Comunhão siga imediatamente.
Sim
trindade
O batismo é necessário para a salvação, como parte de toda a organização batismal: como uma expressão de obediência ao mandamento de Jesus (Mateus 28:19-20), como um símbolo público da fé salvadora no sacrifício resgatador de Jesus Cristo (Romanos 10: 10), e como uma indicação de arrependimento de obras mortas e da dedicação de uma vida ao Senhor. (1 Pedro 2:21) No entanto, o batismo não garante a salvação.
Só por submersão
Não
Não
Jesus
Denominação (continuação)
Crenças sobre o Batismo
Tipo do Batismo
Batiza crianças?
O Batismo Regenera / dá vida espiritual
padrão
O batismo é um milagre, Sacramento Através do qual Deus cria e/ou reforça o dom da fé no coração de uma pessoa. "Embora nós não pretendem entender como isso acontece ou como é Possível, que nós acreditamos (por causa do que uma Bíblia diz sobre o batismo) que quando uma criança é batizada, Deus cria a fé no coração dessa criança".
Na doutrina todas as formas são lícitas, mas na prática acontece quase sempre por aspersão ou derramamento.
Sim
Sim
Trindade
O sacramento da iniciação à santa Igreja de Cristo, pelo qual uma está incorporada atos poderosos de salvação de Deus e dado novo nascimento através da água e do espírito. Batismo lava roupa um pecado e na justiça de Cristo.
Por aspersão, derramamento, imersão ou submersão.
Sim
Pode variar
Trindade
Pentecostais trinitários "Holiness" e vários grupos, Assembleia de Deus
Batismo é uma ordenança, um ritual simbólico usado para presenciar a ter aceitado a Cristo como Salvador pessoal.
Comum por submersão. Algumas denominações por asperção. Sublinham também a necessidade de um "segundo Batismo" especial do Espírito Santo.
Varia
Varia
Trindade
Necessária para a salvação
Só por submersão
Não
Sim
Nome de Jesus
Um sacramento, um ritual simbólico, e um selo de fé apresentar o crente adulto. É um sinal externo de uma graça interna.
Por aspersão, derramamento, imersão ou submersão.
Sim, para indicar a filiação na Nova Aliança.
Não
Trindade
Quaker (Sociedade Religiosa de Amigos)
Apenas um símbolo externo que já não está a ser praticado.
Não acredite em Batismo de água, mas apenas em um aperfeiçoamento, purificação permanente do espírito humano em uma vida de disciplinada conduzida pelo Espírito Santo.
Revivalismo
Um passo necessário para a salvação.
Por submersão, com a expectativa de receber o Espírito Santo.
Não
Sim
Trindade
"Necessária para a salvação para aqueles a quem o Evangelho foi anunciado e que tiveram a possibilidade de pedir este sacramento"
Normalmente, derramando no Ocidente, por submersão ou imersão no Oriente; aspersão admitida apenas se a água flui então na cabeça.
Sim
Sim
Trindade
Não é indicado como pré-requisito para a salvação, mas um pré-requisito para a admissão à igreja. Ela simboliza a morte para o pecado e novo nascimento em Jesus Cristo.
Por imersão
Não
Não
Trindade
Igreja Unida de Cristo (Evangélicos e Igrejas Reformadas and the Igrejas Cristãs Congregacionais)
Um dos dois sacramentos. O batismo é um sinal exterior da graça de Deus para dentro. Pode ou não ser necessária para a participação em uma congregação local. No entanto, é uma prática comum, tanto para crianças e adultos.
Por aspersão, derramamento, imersão ou submersão.
Sim, para indicar a filiação na Nova Aliança.
Não
Trindade
O batismo é considerado pela maioria dos anabatistas como a ser essencial para uma fé cristã, mas não para a salvação. É considerado uma ordenança bíblica, juntamente com uma comunhão, lavar os pés, o ósculo santo, o véu da mulher cristã, uma unção com óleo e casamento. Os anabatistas também estiveram historicamente contra a prática do batismo infantil. Os anabatistas se firmemente contra o batismo infantil em um momento em que uma Igreja e o Estado eram um e quando as pessoas foram feitas de um cidadão Através do batismo na Igreja sancionada oficialmente (ou Católica Reformada). Crença e arrependimento Acredita-se que depois ou antes do batismo.
Derramando, imersão ou submersão.
Não
Não
Trindade








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